Translate

Pesquisar

domingo, 27 de novembro de 2011

FTC - Muito cuidado

http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=99372


idade 
FTC atolada em dívidasPublicada: 26/11/2011 04:14| Atualizada: 26/11/2011 04:14
Silvana Blesa


Atolada em dívidas empresariais e principalmente trabalhistas, a situação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) se complica cada vez mais. Sem receber salários há mais de três meses e sem ter os direitos trabalhistas recolhidos, professores das instituições de Salvador e de quatro cidades do interior do Estado ameaçam suspender as aulas dos próximos dias.

Pais de alunos que concluíram o curso EAD, feito à distância, denunciaram que os filhos formados desde 2007, não receberam o diploma, devido à instituição não ter pago as chancelas e os formandos estão impedidos de ingressar no mercado de trabalho.
 Além de tudo isso, a instituição recebeu nota 2 do Ministério da Educação (MEC) e perdeu autorização para ensino à distância. Preocupados com a situação que vem passando, sem se identificar, professores procuraram a Tribuna na esperança de ter a situação regularizada, uma vez que, segundo eles, ninguém dá uma posição sobre os pagamentos em atraso.

As informações divulgadas pelos professores dão conta que a instituição desviou mais de um milhão e oitocentos mil, referente ao ingresso de mais de 1.500 alunos que passaram no vestibular desse mês, e que o dinheiro está sendo empregado em compras de bens materiais, em nomes de “laranjas”. Nesse domingo, a FTC realizará um novo vestibular e novos alunos ingressaram na instituição. “Devido às dívidas trabalhistas que ultrapassa 8 milhões, oficiais de justiça foram na instituição há dois meses e tiraram alunos que estavam em aula nas salas do curso de odontologia e levaram as cadeiras. 

Estamos trabalhando desmotivados, sem saber o que fazer. A situação caótica administrativa interfere no desenvolvimento acadêmico e os alunos estão prejudicados. Mestres e doutores foram mandados embora e apenas professores pós-graduados, o que não é permitido pelo MEC, estão dando aulas”, ressaltou um funcionário da instituição.
Dinheiro dos alunos – “O pior de tudo é que o dinheiro entra na instituição. Os alunos pagam adiantado pelos semestres e não sabemos o porquê a faculdade está atolada em dívidas e não paga os funcionários”, contou um professor. Procedente de um grupo empresarial da área de segurança, do empresário Gervásio Oliveira, a instituição já chegou a ter 60 mil alunos somados aos de Ensino à Distância (EAD) e nas duas instituições em Salvador, sendo a sede na Paralela, além de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Feira de Santana, que também sofre com os mesmos problemas.

Um dos fundadores da FTC, Gervásio Oliveira, reside numa luxuosa cobertura no Corredor da Vitória e já foi investigado pela Polícia Federal em 2007, relacionado na Operação Navalha, em função de informações identificadas por meio de grampos telefônicos que tinham como alvo oito empresários do ramo de segurança e prestação de serviços. Depois desse escândalo, o empresário se afastou da presidência da FTC e passou o cargo para o filho William. 

A juíza Angélica de Mello Ferreira, Coordenadora da Central de Execução e Expropriação, informou que há 47 mandados de citação e penhora, sendo seis mandados de remoção de bens contra FTC, SOMESB E IMES que foram cumpridos pelos Oficiais de Justiça de Salvador. Ela relatou ainda que nos leilões de Salvador, no período de fevereiro a novembro desse ano, foram arrematados cinquenta e sete lotes com bens das empresas acima citadas.

“A FTC é cliente habitual no que diz respeito às dívidas trabalhistas. Não temos noção do valor total das dívidas da instituição, pois ainda não foram catalogadas”, falou a juíza.




FTC ESCLARECE - Em nota a assessoria da instituição esclareceu: O salário dos professores começou a ser pago desde a última quarta-feira e nos próximos dias toda a folha estará regularizada.

Quanto aos servidores, 90% já receberam os seus vencimentos. Esclarecemos que não procede a notícia referente ao curso de Odontologia: ao contrário, obteve conceito de curso com nota máxima, 5 (cinco) e Enade com nota 3 (três); foi considerado a segunda melhor Faculdade de Salvador; recebeu novo e moderno mobiliário, tendo as carteiras usadas sido recolhidas ao depósito da Rede.

Quanto aos alunos do Ensino a Distância, eles estão concluindo normalmente os seus cursos, com colação de grau e diplomação. A Rede FTC assegura que todos os alunos em situação regular na sua documentação recebem, e receberão, o seu diploma. A Assessoria adianta ainda que não procede o boato quanto ao restante dos itens: considera mera ilação".

_________________________________________________________________________________________

http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/106683-estudante-de-medicina-e-assaltada-no-estacionamento-da-ftc.html

Sexta, 25 de Novembro de 2011 - 18:27

Estudante de medicina é assaltada no estacionamento da FTC

por David Mendes
 
Estudante de medicina é assaltada no estacionamento da FTC
Universitária foi agredida e teve as roupas rasgadas
Uma estudante do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) foi assaltada na noite desta quinta-feira (24) dentro do estacionamento da instituição, na Paralela, em Salvador. Bárbara Maria Carneiro, de 25 anos, foi abordada por dois homens armados em uma moto quando se preparava para entrar em seu carro. Ao ser surpreendida, a universitária reagiu e gritou por socorro, mas ainda assim foi agredida e teve as roupas rasgadas pelos bandidos. Mesmo ferida, com luxações no braço, tórax e ombro, Bárbara conseguiu escapar. “Ela saiu correndo em ziguezague pelo estacionamento porque um dos homens chegou a apontar a arma para ela. Isso é um absurdo. Paga-se R$ 3 mil de mensalidade e não tem nem segurança dentro do campus”, desabafou o coordenador municipal de Defesa do Consumidor (Codecon) e irmão da vítima, Rubem Carneiro Filho. Ainda segundo o gestor municipal, a situação só não terminou em tragédia porque estudantes, professores e funcionários da FTC perceberam a movimentação e correram para ajudar a estudante. Os bandidos deixaram o local sem levar nada. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Itapuã. Em tempo, há menos de três meses o pai da jovem, o ex-deputado estadual Rubem Carneiro, teve seu carro – uma S-10 Executive – levado por dois criminosos no Itaigara (ver nota). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário