Translate

Pesquisar

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ato Nacional em defesa do povo de Pinheirinho


 Boletim Eletrônico da Intersindical - N° 29 - 03/02/2012


Ato Nacional em defesa do povo de Pinheirinho
 

Assembleia Legislativa promove audiência sobre Pinheirinho
Veja as fotos da participação da Intersindical no Ato Nacional em defesa do Pinheirinho
 
Kaká Intersindical
Em solidariedade aos desalojados do Pinheirinho a Intersindical e sindicatos participaram do ato realizado em São José dos Campos, nesta quinta-feira (02
Somos todos Pinheirinho!
 Grande ato agita São José dos Campos contra a truculência da PM e do PSDB
Cerca de 5 mil pessoas ocuparam as ruas de São José dos Campos em protesto à ação truculenta da PM, a mando do governo do PSDB e do bandido Naji Nahas.
O ato foi uma grande demonstração de solidariedade de classe, com participação de inúmeras organizações e movimentos sociais, além de parlamentares, como os deputados federais Ivan Valente e Chico Alencar, ambos do PSOL, e vários vereadores do PT do município.
INTERSINDICAL, Conlutas, MST, MTST, Unidos Prá Lutar, Consulta Popular, MUST, PCB, PSTU, PSOL, entre outros, marcharam pelas ruas do centro de São José repudiando a ação do prefeito Cury e do governador Alckmin, ambos do PSDB, que agiram para atender aos interesses da especulação imobiliária e dos ricos, como o bandido Nahas.
A INTERSINDICAL esteve presente com centenas de militantes com bandeiras e faixas em solidariedade ao povo do Pinheirinho. Dirigentes dos metroviários, químicos, professores, bancários, trabalhadores da radiologia e da saúde, metalúrgicos, previdenciários, entre outros militantes da Intersindical, se somaram aos demais lutadores sociais para gritar em alto e bom som que não aceitamos a criminalização de quem luta por moradia ou demais direitos sociais.  
 Além de protestar contra a postura dos governos do PSDB, da justiça e da PM, os manifestantes foram unânimes em cobrar, também, da presidenta Dilma que desaproprie a área do Pinheirinho para a construção das moradias daquelas famílias que há oito anos ocupavam o bairro e construíram ali suas vidas. 
Para o companheiro Paulo Pasin, presidente da Fenametro e morador de São José dos Campos, essa foi a maior manifestação já realizada na cidade.   
Gilmar Mauro, da Direção Nacional do MST, enfatizou a necessidade de continuar na luta em defesa da moradia e fortalecer a unidade dos movimentos sociais e da esquerda é fundamental para isso.           
O deputado federal Ivan Valente, que acompanhou todo o processo de negociação anterior à invasão da PM e que esteve presente no Pinheirinho ao longo do processo de expulsão dos moradores de suas casas, “o que se viu ali foi um espetáculo de cinismo por parte do PSDB e de membros da justiça, demonstrando claramente que estes são contra o povo pobre e estão a serviço das elites”. Ivan também cobrou do governo federal solução para o problema dos moradores. Já o deputado federal Chico Alencar, do PSOL RJ, manifestou sua solidariedade aos moradores do Pinheirinho e lembrou que os beneficiados pela ação do governo são os mesmos que financiam as campanhas eleitorais de partidos como o PSDB e outros.
Toninho, dirigente do PSTU e advogado das famílias narrou todo o processo de resistência do Pinheirinho e deu um recado aos mandatários do massacre realizado pela PM: “a história não guarda lugar para os exploradores, torturadores e assassinos do povo. Ninguém sabe quem assassinou Zumbi”.
Representando a INTERSINDICAL falou o membro da Coordenação Nacional Edson Carneiro, Índio, que condenou a ação do PSDB, exigiu do governo Dilma a desapropriação da área e concluiu: vivemos um processo de criminalização das lutas sociais. Para o PSDB é crime lutar por moradia. Sabemos que a moradia é um direito garantido até pela constituição. Por isso, lutar pela moradia também é um direito. E diante da falta de um teto, lutar pela moradia é mais que um direito, é um dever. E foi isso que os moradores do Pinheirinho deixaram claro ao conjunto dos trabalhadores.          
 
  Entre em contato
Email:intersindical@intersindical.inf.br
Site:www.intersindical.inf.br
Endereço:Sede Nacional
Rua Riachuelo 122, Praça da Sé
São Paulo - SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário