Translate

Pesquisar

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com/








Carnaval está sob videomonitoramento 24 horas

http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com/2012/02/carnaval-esta-sob-videomonitoramento-24.html


       





Por ASCOM-SUSPREV 21-02-2012
De acordo com o Setor de Estatística – SEEST da Guarda Municipal de Salvador, das 6h de ontem (20), às 6h de hoje (21), houve o registro de 47 ocorrências no circuito do carnaval, contra 22 em relação ao mesmo período da festa de momo do ano passado.  Com a missão de proteger o patrimônio público e de desenvolver ações de prevenção à violência, a Guarda Municipal atua com 714 servidores, em apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa.
Os registros das últimas 24h englobam diversas ocorrências: agressões, apreensões (4 facas), objetos encontrados e desacatos. Na região do centro, um fato chamou a atenção de um Guarda Municipal que atuava na segurança do patrimônio público, ao verificar que um folião urinava na área da grade que circundava o posto da SESP. A partir daí o mesmo foi orientado a procurar um sanitário público, mas reagiu tentando agredir o Guarda Municipal. Com o apoio de uma patrulha Policial que passava no local, o cidadão foi imobilizado e conduzido ao posto policial dos Aflitos, onde foi registrada a ocorrência. A Guarda Municipal registrou desde o inicio do carnaval a apreensão de 95 facas, nas áreas que abrangem os circuitos.

2012 Ocorrências   
Quinta –feira 35   
Sexta-feira  23   
Sábado 41   
Domingo 35   
Segunda
47
                                         Comparativo de ocorrências

NOEL TAVARES
ASCOM- SUSPREV




Carnaval 2012: Guarda Municipal promove segurança no meio da folia



Por ASCOM-SUSPREV 19-02-2012 
Quarenta e um! Esse é o número de ocorrências registradas pela Guarda Municipal no circuito da folia de ontem (18) para hoje (19), dessas, o destaque vai para o vídeo monitoramento que fez 30 registros. Em toda a cidade são 46 câmeras, sendo que no circuito do carnaval estão operando 33 equipamentos de alta definição. As outras ocorrências estão subdivididas da seguinte forma: um socorro; um documento encontrado, cinco casos de agressão e quatro apreensões (19 facas, palitos para churrasco, garrafas de vidro e uma barra de ferro). Em uma das operações, um efetivo da Guarda Municipal do Salvador fazia o deslocamento acompanhando fiscais da SESP, ocasião em que foliões solicitaram ajuda para intervenção numa briga, em decorrência foram encaminhados ao posto policial: Daniel Arcanjo da Hora; Valter Santos e Luis Gustavo. Já no Farol da Barra, por volta das 23h46, o folião Gilmar José dos Santos sofreu uma queda e bateu a cabeça no solo. Membros da Guarda Municipal prestaram os primeiros socorros e acionaram o SAMU. Desde o início da festa, a Guarda Municipal do Salvador fez 35 registros de quinta para sexta, já de sexta para sábado, foram 23.
Neste carnaval a Guarda Municipal conta com o efetivo 714 agentes de segurança que atuam no circuito da festa. Desse número, a SUSPREV colocou 437 a disposição da SESP em apoio aos agentes da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização – CLF que promovem a preservação da integridade física dos agentes de fiscalização e manutenção da ordem durante as atividades de ordenamento do comércio informal. Outros 16 Guardas estão de prontidão na Coordenadoria de Governança Eletrônica - COGEL e atuam durante 24 horas por dia registrando ocorrências flagradas pelas câmeras. Outros Guardas atuam nos seguintes locais: 100 nos postos de saúde; 40 em apoio a SETAD; 66 em apoio a Saltur; 16 em apoio a SEPLAG; 12 em apoio a Fundação Gregório de Matos; 12 em apoio a CODESAL, além de outros Guardas empregados em situações diversas. As patrulhas de apoio a SESP contam com a utilização da TASER (Arma de baixa letalidade), manuseadas pelos comandantes e subcomandantes de cada equipe, os demais Guardas Municipais contam com a utilização de capacetes e tonfas.
 
 
Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710




A Central de Videomonitoramento da Prefeitura está 24 horas ligada no Carnaval de Salvador. Desde a última sexta-feira, 230 ocorrências foram registradas no sistema da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). Na sede da Cogel, em Ondina, representantes da Transalvador, Guarda Municipal, Polícia Militar, Sesp, Saltur e Codesal acompanham as imagens geradas por 33 câmeras de alta definição, distribuídas pelos três circuitos da festa. Com as informações em tempo real da Central de Videomonitoramento, a Transalvador vem tomando as medidas necessárias a evitar o congestionamento do trânsito nos acessos aos circuitos carnavalescos e o estacionamento de veículos em áreas proibidas. Até a tarde deste domingo, as 86 ocorrências no trânsito lideravam os registros da Central. Segundo o presidente da Cogel, Nailton Lantyer, o videomonitoramento contribui também para a Polícia Militar e a Guarda Municipal ampliarem sua visão das áreas em que estejam ocorrendo violência e crimes para deslocar as patrulhas e reforçar o policiamento. “O sistema de videomonitoramento possibilita ainda a Sesp fiscalizar o comércio ambulante, a Saltur acompanhar o andamento dos desfiles dos blocos e a Codesal supervisionar às estruturas físicas existentes”, acrescenta Nailton.

Já em ILhéus no sul da Bahia com a verba vinda do Senasp em 2009,a prefeitura foi para os meios de comunicações falar que estava investindo na GCMI com as compras de viaturas e o curso de Formação o que ocorreu,começando em 2010, com a compra dos carros,em 2011 a conclusão do curso citado acima. O fato inusitado,é que a mesma tambem inclui no seu processo licitatório uma Central de Videomonitoramento.Perguntar não ofende senhores.Mais cadê a tal Central de monitoramento que hoje vemos na matéria acima que é essencial para festas de largo e circuito,para coibir e prevenir os casos de violência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário