Translate

Pesquisar

segunda-feira, 30 de abril de 2012

QUINZE CENTAVOS DE DIREITOS em 29/03/2012



Marcos Monteiro*

Todo ano, por esse tempo, na cidade onde moro, Feira de Santana, uma certeza: a passagem de ônibus vai aumentar e os estudantes vão reagir, o máximo possível. As manifestações estudantis são contra quinze centavos a mais propostos por um conselho municipal de transporte a ser examinada pelo prefeito da cidade. Tudo indica que a passagem será de R$2,50 a partir de abril.

Na história das mobilizações, estudantes já deflagraram movimentos capazes de derrubar presidentes e balançar regimes ditatoriais. A movimentação contra aumento de passagem de Feira de Santana permite-nos pensar sobre algumas coisas.

Todo manifestante sabe que o problema não é o preço da passagem, mas passagem de ônibus ter preço. Transporte público gratuito e de qualidade é bandeira maior, embutida nessa pequena luta de quinze centavos. Feira tem um dos piores serviços de transporte do Nordeste e um dos mais caros, basta conferir. E a concessão para transporte urbano passa por aquela típica contaminação entre um setor privado e um poder público manipulado pelos interesses daquele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário