Translate

Pesquisar

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Guardas Municipais comemoram seu dia nacional


10-10-2012_-_dia_nacional_das_guardas2.jpeg
Hoje (10), comemora-se o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil. Em todo o país, cerca de 86 mil profissionais merecem as parabenizações por tão nobre ofício nas ações de prevenção à violência, valorização do cidadão e proteção ao patrimônio e serviços públicos em atividades variadas que prezam pela segurança de milhões de munícipes em mais de novecentas cidades brasileiras. "Nossa data é de fundamental importância para nos fortalecer e ter mais visibilidade perante a população", afirma o GM Neidilson Matos, um dos 1304 agentes da Guarda Municipal do Salvador (GMS).
       Instituído por lei federal, o 10 de outubro é o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil devido a uma sucessão de fatos históricos que fundamentaram o Projeto de Lei nº 299, de 14 de novembro de 2006, do então senador, Romeu Tuma, sancionado em 29 de outubro de 2009, pelo vice-presidente da República, José de Alencar, com a publicação da Lei nº 12.066.
         De acordo com o professor de história e integrante da GMS, Rivaldo Cardoso, a história das Guardas Municipais brasileiras se confunde com a própria história da nação nos últimos duzentos anos e remete a um momento político conturbado durante o Império do Brasil. "Em 14 de junho de 1831, D. Pedro I abdicou do trono, instaurando-se a Regência Trina Provisória. Pouco depois, em 18 de agosto, foi criada a Guarda Nacional, mas somente em 10 de outubro, foi editado decreto que autorizava as Províncias Brasileiras a criarem Guardas Municipais Permanentes", explica, ao elucidar a importância da data escolhida para a comemoração. "Manter nossa memória enquanto Guardas, e, sobretudo, como cidadãos, é fonte da nossa identidade individual", complementa, com fundamento na tese do historiador francês, Jacques Le Goff. 
        Em Salvador, a corporação tem muito a comemorar. Com pouco mais de quatro anos de existência, seu efetivo operacional garante a segurança e demais serviços públicos oferecidos nas estações de transbordo, praças, parques e prédios públicos, monumentos, postos de saúde e escolas, dentre outros, além do importante trabalho desenvolvido pelos Guardiões da Paz e a Banda de Música em ações pedagógicas e sociais nas escolas, comunidades e eventos de cidadania. "A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) parabeniza a essa grande Nação Azul Marinho, composta de bravos e honrosos representantes por todo Brasil", saudou Sérgio Raykil, gestor da Guarda Municipal do Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário