Translate

Pesquisar

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Enviado por IV Avatar do Ri..., sab, 17/03/2012 - 20:11
Exorcizando o DEMO

Como pôde o Partido do Movimento Democrático Brasileiro se corromper a ponto de se tornar um P M Populista B?
Por que o Partido Social Democrático Brasileiro inverteu seus princípios já devendo ter mudado o nome para P Neo Liberal B?
O que explica que o DEM ainda hoje lidere rankings de corrupção por mais que tente purificar seus quadros expulsando membros a rodo?
A resposta para todas essas perguntas é a mesma: PDS!
A última ditadura reduziu os múltiplos partidos políticos a apenas dois. Foi criada a AliançaREnovadora NAcional, que apoiava o regime e de renovadora tinha nada, pois seu viés conservador tentava justamente evitar renovações e revoluções. A oposição foi toda reunida no Movimento Democrático Brasileiro.
Findo o bipartidarismo, a maior parte do MDB se tornou PMDB. A maior parte da ARENAse tornou o Partido Democrático Social. Que o suporte da ditadura militar tenha assumido o nome "democrático" é uma ironia persistente.
Com a iminência da primeira eleição presidencial pós ditadura, entre Tancredo Nevesdo PMDB e Paulo Maluf do PDS, a candidatura à direita se tornou política e socialmente difícil. O clamor por Tancredo Neves fez com que notável quantidade de políticos do PDSmigrasse para o PMDB.
Difícil saber quem o fez por uma mudança de consciência ou para se manter no partido que subiria ao poder, traindo os ideais de sua legenda original. Mas essa infidelidade partidária acelerou a degeneração do PMDB. Numa das manobras mais notáveis, uma parte do PDS conseguiu forçar José Sarney como vice de Tancredo.
Dessa parte do PDS surgiu o Partido da Frente Liberal, nome novamente enganoso a não ser acrescentando Econômica ao final. Mesmo ocorre com o Partido Liberal. Do PDStambém saíram outras legendas que se mesclaram com outros partidos de antes da ditadura recém reativados, até a sigla dar lugar ao Partido Progressista Brasileiro, cujo "progressismo" também é duvidoso, que depois voltou a ser PP, como era antes, apesar de não ser o antigo PP que saiu do MDB. Ou seja, uma confusão desgraçada. Melhor visualizar neste gráfico .
Porém, a legenda mais fiel à antiga ARENA foi o PFL, numa continuidade que compôs a base governista por quase 40 anos, até que um escândalo de corrupção em 2002 envolvendo sua candidata à presidência, Roseana Sarney, daria fim ao seu período de situação, tornando-se então a oposição mais feroz ao Governo Lula.
Fora do poder entrou em franca decadência e após 2006, com apenas um governador, voltou a se auto declarar o contrário do que fora mudando sua sigla para DEMocratas, gozando de um privilégio negado até ao PSOL, não ter um "P" na frente. Em compensação, se expondo ao obrigatório "trocadilho" que, segundo uma certa piada, tem incomodado bastante o Diabo .
Em quase toda lista de corrupção, escândalos, fichas sujas, etc, partidos derivados ou diretamente contaminados pelo PDS se destacam, o que naturalmente inclui o PSDB. OPMDB ainda tem a desculpa de ser o maior partido do país, mas o DEM / PFL, mesmo sendo menor que PTB ou PP, quase sempre supera todos em número de políticos escandalosos.
Mesmo com o escândalo do mensalão, o PT ainda fica para trás, e mesmo a descoberta do mensalão mineiro do PSDB não ameaçou a supremacia do ex-PFL, que mesmo assim parece não ter demorado a também disputar a liderança até mesmo nesse modelo específico de corrupção, com o mensalão de Brasília, por sinal, o mais bem documentado.
Ao mesmo tempo os partidos mais a esquerda permanecem praticamente ausentes de listas de escândalos, embora isso possa ser explicado pelo fato de possuírem poucos postos de poder. PCdoB e PSOL, por exemplo, só foram constar numa lista vexaminosa na última relação de Candidatos impugnados pelo Ficha Limpa em São Paulo , que por sinal, mais uma vez é liderada pelo DEM
Mas para uma lista mais definitiva e confiável, vejamos como exemplo essa relação de políticos cassados por crime eleitoral pelo TSE em 2007, compilada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral . (www.mcce.org.br/sites/default/files/politicoscassadosdossie.pdf )
 
Considerando o número defiliados dos seguintes partidos em 2006 , pouco antes de publicação da lista, vejamos como fica o ranking de corrupção partidário.
Partidono de FiliadosCorruptos cassadosDEM1.1006,27%PSDB1.3004,46%PPS4403,18%PMDB2.3002,86%PR7302,32%PTB1.1502,08%PDT1.1202,05%PP1.3601,91%PT1.4000,71%
Lembrando que PMDB e PT são os maiores partidos do Brasil, quais parecem ser os mais corruptos?
E isso foi ANTES DOS ESCÂNDALOS EM BRASÍLIA! Que derrubaram outra leva doDEM, que já vinha expulsando filiados numa tentativa de limpeza, e agora corre o risco de entrar para a lista dos partidos ameaçados de extinção!
Procurando outras "listas de corruptos" ou de escândalos na web, o resultado é o mesmo. O PFL / DEM costuma estar no topo! Principalmente se for calculada a relação proporcional com o tamanho dos partidos. A lista acima é apenas mais confiável. E largamente omitida pela Grande Mídia !
Outras podem ser encontradas, mas muitas podem conter erros ou ser deliberadamente enganosas. E curiosamente a maioria das listas de políticos cassados não traz os nomes dos partidos. Algumas fontes minimamente seguras, como PF confirma prisão de 17º prefeito em operação , e o caso gravíssimo relatado em Trabalho Escravo e Eleições , confirmam a tendência da lista anterior.
E no maior compêndio disponível na web, a Lista dos Corruptos , com mais de 200 casos de crimes diversos praticados por políticos, ainda que com muita imprecisão, a sigla PFL / DEM aparece ao menos 70 vezes, atrás somente do PMDB, cujo partido é quase 3 vezes maior, seguidos por outras crias do PDS.
Mas para não nos perdermos no mar infindável de denúncias, onde muitas podem ser maus entendidos ou irrelevâncias, vejamos que o que mais chama atenção no DEM não é nem a QUANTIDADE, mas a GRAVIDADE dos crimes, bem como a especificidade e ousadia. Segue lista em ordem alfabética dos mais impressionantes crimes cometidos por políticos na nova era democrática.
Ademir Bernardino de Carvalho  PTB , mandante de assassinato;- Aércio Pereira PFL/DEM , por anos foi poupado de responder ao assassinato de uma mulher por seus colegas de partido. (Detalhes em A Violência de Gênero nas Páginas dos Jornais Capítulo 2.)Cícero Ferro PMN , assassino do vereador Fernando Alves Gomes Brandão  do PSB;- Edmar Moreira  PFL/DEM , o Rei do Castelo, usou subordinados da PM para humilhar publicamente um desafeto, pelo que foi exonerado da corporação.- Eudo Magalhães PFL/DEM , traficante de Drogas;- Francisco François Moraes Feitosa PSDB , matou um dono de lava jato;- Hildebrando Pascoal PFL/DEM , do "Massacre da Motoserra";- Ibrahim Abi-Ackel , contrabandista internacional de pedras preciosas, teve a cara de pau de ser relator da CPI do Mensalão ao mesmo tempo que admitia que o valerioduto havia começado no PSDB, mas não queria esticar as investigações até antes de 2003. Tambémfoi do PFL/DEM !- Inocêncio Oliveira PFL/DEM , Senhor de Escravos que até hoje está impune!- João Ribeiro PFL/DEM , outro escravista, punido com pagamento de multa de 760 mil ;- Jorge Luiz Hauat / Jorge Babu PTN  e ex-PT , envolvimento com milícias.- José Gerardo Abreu PPB , Ao menos 9 assassinatos! diretos ou como mandante.- Natalino Guimarães PFL/DEM , Comandante de Milícias do RJ;- Talvane Albuquerque PFL/DEM , mandante da chacina que matou adversária recém eleita para assumir seu cargo !- Wallace Souza PP , assassinato e vários outros crimes;- Sérgio Moraes PTB , estuprador de idosos;
Muitos foram expulsos do partido, encerraram a vida política ou mudaram de sigla. Mas a maioria ao cometer seus crimes ESTAVA NO PFL / DEM! Exceto Edmar, que entrou no partido depois de seus piores feitos.
Deixo de fora casos como o de Luis Abelardo Patti (PAUFE) , torturador na época da ditadura, ou Fernando Gabeira  (PV), sequestrador e assaltante de bancos na mesma época, bem como o de Arnon de Melo (ARENA), pai de Collor , que matou a tiros outro senador em plena assembléia e jamais foi punido. (Curiosamente até hoje quase ninguém sabe disso, pelos motivos expostos em Imprensa e 'Família' . E se tivesse sido o pai de Lula?) Também dispensei meras suspeitas como as contidas em Assassinatos políticos diversos . Mas pesquise por si mesmo. É DIFÍCIL SUPERAR O DEM!
E vale lembrar que o ex-PFL É O MAIS RICO DOS PARTIDOS, repleto de grandes empresários e fazendeiros, com mais de 80 milionários em suas fileiras , tendo a maior média por político, mais de 3 MILHÕES !
Isso sugere que esse partido, e outros diretamente influenciados pelo PDS, representam o que há de mais arcaico e reacionário em nossa sociedade. Herança de coronelismo que perpassou a velha União Democrática Nacional de 1945, arquinimiga de Getúlio Vargas, numa mentalidade que com frequência acredita estar acima das leis e da sociedade, tratando o país como o quintal de sua propriedade.
Tal cultura abusiva, baseada no poder financeiro e falta de escrúpulos, corrompe o que toca, explicando a degeneração do PMDB, do PSDB, e até do PT quando este finalmente chegou ao poder e teve que se coligar ao maior partido brasileiro, já previamente corrompido. Basta lembrar que o mesmo Sarney que hoje Lula é obrigado a defender, embora esteja no PMDB, é nada menos que um dos fundadores do PFL.
É certo que há um nítido e sincero esforço da nova geração do DEM em se livrar desse passado vergonhoso, e também que há sim políticos dignos em suas fileiras, porque embora o poder corrompa, nenhuma etnia ou classe social detém o monopólio da decência ou de seu oposto. Ademais, tem-se que fazer concessões. Se alguns anos no poder já foram suficientes para degenerar o PT, o que meio século pode fazer?
O presidente Lula afirmou "Precisamos extirpar o DEM da política brasileira."  E por pouco o próprio PSDB não o fez. Após os escândalos do governo de Brasília, que arruinaram os planos de ter Arruda como vice de José Serra , houve disposição dos tucanos em criar uma chapa pura.
É provável que se assim fosse, o PSDB ganharia votos de muitos cidadãos que reconheceriam esse tardio serviço prestado ao país, pois se malucos dizem que o vice de Dilma tem "parte com o Demo", o vice de Serra é do DEM em pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário